Rubens de Moraes
1993 a 1994
Nascido em Monte Azul Paulista, São Paulo, no dia 15 de maio de 1950, o Pastor Rubens de Morais sempre acreditou que seu chamado para o ministério aconteceu antes mesmo do seu nascimento. Segundo a história que sua mãe, Aparecida Baraldi de Moraes, lhe contou, ela hesitava em se batizar por estar em final de gestação. No entanto, a esposa do Pastor Valdemar Rodrigues, a irmã Iolanda Anversa da Silva — mais tarde campeã do Concurso Bíblico Mundial em Israel — lhe assegurou: “Pode se batizar sem medo, pois esse menino será pastor. ” Assim, Aparecida foi batizada no rio em 13 de maio de 1950, e dois dias depois Rubens nasceu. Com bom humor, ele costuma dizer que foi batizado antes de nascer. Oficialmente, foi batizado pelo Pastor Jair Ferrari em 12 de dezembro de 1962, no mesmo local onde seus pais haviam sido batizados.
Único filho entre três irmãs, Rubens ingressou aos 16 anos no Instituto Adventista de Ensino (IAE), onde estudou Contabilidade e posteriormente Teologia. Mais tarde, concluiu seu Mestrado em Teologia na mesma instituição e também se formou em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Em 1973, com 23 anos, iniciou seu ministério no distrito de Cáceres, Mato Grosso. Antes de partir, sua mãe revelou a história profética que marcou seu nascimento, reafirmando o propósito divino de sua vocação.
Em 11 de janeiro de 1976, uniu sua vida à de Clarinda Maria Cândida da Silva, enfermeira formada na Faculdade Adventista de Enfermagem. Juntos tiveram duas filhas, Soraya e Evelyn, e foram abençoados com duas netas, Emily e Anna.
Sua ordenação ao Ministério Adventista aconteceu em dezembro de 1980, tendo como padrinho o Pastor Roberto Rabelo, o orador da Voz da Profecia e um de seus maiores exemplos de fé.
Ao longo dos anos, o Pastor Rubens serviu em diversos distritos, incluindo:
Cáceres (MT)
Vila Industrial (SP)
São Bernardo do Campo (SP)
São Miguel Paulista (SP)
Santos (SP)
Pinheiros (SP)
Lapa (SP)
Setor Palmito (Goiânia - mar/1993 a dez/1994)
Central de Goiânia (GO)
Piracicaba (SP)
Vila Nova, Setor Pedro Ludovico e Jardim América (GO)
Realizou memoráveis Semanas de Oração por todo o Brasil, destacando-se entre elas a na Igreja Central de Manaus (AM). Sua última missão oficial foi junto ao Departamento de Mordomia, atuando em várias igrejas da capital e interior de Goiás.
Após 41 anos de ministério, jubilou-se em 2014 — mas nunca abandonou o púlpito. Continua servindo com alegria, realizando pregações, casamentos, apresentações de bebês e cerimônias fúnebres sempre que convidado.
Hoje, vive com o coração grato pela honra de ter servido à igreja por tantas décadas e pelas amizades que cultivou ao longo da jornada — especialmente com aqueles que batizou, apresentou como bebês e reencontrou como pais e avós. Fica também a saudade dos queridos desbravadores.
Seu maior sonho? O glorioso dia da volta de Jesus — quando poderá abraçar todos os irmãos em Cristo... para sempre


