Decival Arcanjo
1984 a 1986
No dia 28 de janeiro de 1984, o Pr. Decival Novaes iniciou sua jornada como primeiro líder distrital da recém-organizada Igreja Adventista do Setor Palmito, sendo apresentado pelo Pr. Wilmar Hirle e Jason McCracken. Seu ministério, que se estendeu até dezembro de 1986, marcou um período decisivo na história da igreja.
Poucos meses após sua chegada, foi procurado pela professora Vânia Hirle, então diretora da escola adventista local, que expressou sérias preocupações com a localização do templo e da escola, situado à movimentada e perigosa Alameda Palmito (atual Av. Anhanguera). Diante do contexto de risco para os alunos e falta de espaço físico, nasceu a proposta ousada de vender a propriedade e buscar uma nova sede mais segura.
Com o apoio da comissão e aprovação da igreja, a venda foi concretizada em agosto de 1984, quando a comunidade Menonita adquiriu o imóvel com prazo de um ano para sua entrega. A providência divina guiou todo o processo: três lotes foram adquiridos na Rua Indiana, no mesmo bairro, e a pedra fundamental foi lançada com entusiasmo e fé.
Por meio de campanhas de arrecadação — inclusive com o uso dos conhecidos cofrinhos do banco CAIXEGO — e a força dos mutirões liderados pelo Pr. Decival e pela professora Vânia, com apoio técnico do irmão Valter Silva, a construção avançou rapidamente. A escola, edificada com dois pavimentos, começou a funcionar em agosto de 1985, mesmo ainda inacabada, apenas rebocada e com o contrapiso concluído.
O crescimento foi notável: em 1985, mais de 600 alunos foram matriculados para o ano seguinte. A igreja passou a funcionar provisoriamente em duas salas do piso superior da escola, solução criativa que perdurou por vários anos. Já em 1986, foi adquirida por permuta o lote de esquina dado em troca do lote onde hoje funciona a quadra esportiva da escola, redefinido assim para sempre o espaço físico da comunidade adventista local, onde está o templo atual.
O legado do Pr. Decival foi marcado por coragem, fé e visão. Sua liderança inaugurou uma nova fase para a igreja, unindo estrutura, educação e espiritualidade em uma base sólida para as gerações futuras.


